sábado, 30 de outubro de 2021

Quantos somos?

Quando a educadora São distribuía os cartões com as nossas fotografias e com os nossos nomes, que servirão de modelo para copiarmos o nosso nome, o R. perguntou: :-Somos mais meninos ou meninas?
A São não quis deixar o R. sem resposta e disse que com recurso a um gráfico de barras iríamos descobrir. 
-O que é um gráfico de barras? Perguntámos nós.
 -Vamos fazer e perceber. Respondeu a São. E assim foi.
Começámos por desenhar um menino e uma menina,
escrevemos a palavra menina e a palavra menino.
Começámos a empilhar os nossos cartões no lugar correspondente, meninas na coluna das meninas e meninos na coluna dos meninos.
Escrevemos os números até 16, que é o número de meninos que tem o nosso grupo, a coluna mais alta.
Depois, colocámos uma lã desde o último cartão das meninas até ao algarismo correspondente a essa quantidade.
Chegámos então à conclusão que no nosso grupo temos 16 meninos e 8 meninas.
Aqui está um vídeo com todo o processo.

4 comentários:

Semana da Leitura

No âmbito da Semana da Leitura, a Escola Cremilde Castro e Norvinda Silva recebeu a escritora Lia C. que apresentou o livro "O Tesouro ...